Do Dicionário de Citações

Dupla delícia.
O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.
Mário Quintana

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Österreichische Nationalbibliothek (Hofbibliotek), 1730

Em Viena, uma jóia barroca

Projeto: Johan Fischer von Erlach (1656-1723)

avstriae est imperare orbi vniverso, O destino da Áustria é de governar o mundo, Frederico III (1440-1493)


No limiar do século XVIII, o império dos Habsburgos atinge o seu apogeu, após a vitória contra os otomanos. Em 1711, Carlos VI (1685-1740) será coroado Imperador Romano-Germânico, Arquiduque da Áustria e Rei da Hungria, Croácia e Boêmia. Mas seus domínios vão muito além, pois atingem as terras da Sardenha, de Nápoles e da Sicília.
A Hofbibliotheke destina-se, então, à glória do grande Kaiser. Suas dimensões monumentais (77 m de comprimento, 14,2 m de largura e 16,6 m de altura) são apenas comparáveis a de uma catedral. O edifício se torna ainda mais expressivo em meio ao casario suntuoso em estilo Barroco que conforma a Josefplatz, embora nenhum supere a biblioteca em termos de extensão e luxo.
O pórtico de entrada é encimado por esculturas equestres, tendo Minerva ao centro. Mais abaixo, as inscrições latinas fazem jus ao sentido imperial que se atribui a essa instituição:
carolvs avstrivs de leopoldi avg f avg rom imp p p bello vbiqve confecto instavrandis fovendisqve litteris avitam bibliothecam ingenti librorum copia avctam amplis extructis aedibus pvblico commodo patere ivssit
m d ccxxvi
O mobiliário e as alegorias que conformam a Prunksaal, o salão da biblioteca, perfaz um capítulo singular na história do décor das instituições de leitura em estilo Barroco e Rococó. A planta, no entanto, é bastante simples e racional. Um longo corredor iluminado por janelas laterais, dos dois lados, distribui em perspectiva as salas dos livros. Os dois extremos foram decorados por temáticas diversas, que se opõem e se completam: a primeira foi denominada “Ala da Guerra” e a última “Ala da Paz”. As duas alas são separadas por um salão oval disposto no centro do edifício, dedicado à gloria de Carlos VI. O Kaiser se faz representar por uma grande escultura de Hércules instalada bem no centro da sala, sob uma cúpula decorada por pinturas trompe l’oeil, de Daniel Gran (1694-1757). O artista da corte faz uso de alegorias para narrar a história da edificação da biblioteca: em um céu populoso, vemos desfilar todas as artes que se encontram sob a proteção do monarca.

O salão oval foi reservado às coleções mais valiosas do Imperador, dentre as quais, a biblioteca de Eugène da Savoia (1663-1736), este sobrinho do Cardeal Mazarino que abandonou a corte de Luís XIV para servir à casa dos Habsburgos, onde realizou uma brilhante carreira militar. Sua fortuna e prestígio o introduziram na arte da bibliofilia, o que resultou em uma coleção de 18.000 volumes cuidadosamente selecionados e encadernados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário