Do Dicionário de Citações

Dupla delícia.
O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.
Mário Quintana

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Bibliofilia e Bibliomania em Foco

LANÇAMENTO


"Não faço nada sem alegria", esta divisa de Montaigne viajou por séculos, atravessou o Atlântico e ancorou em um belo ex-libris de uma biblioteca não menos bela e cheia de personalidade, cujos livros repousam hoje na Universidade de São Paulo. Antes, porém, eles aguardavam ser descobertos por um leitor atencioso que fez do colecionismo a alegria de viver. Assim a imagem de José Mindlin rodeado por livros foi se cristalizando, até se confundir com o próprio livro. 
O belo volume organizado por Plinio Martins Filho e J. Guinsburg vem celebrar a memória deste grande amigo do livro, que neste ano completaria um século de existência. A Loucura Mansa de José Mindlin reúne relatos dos mais variados que vão alinhavando, linha a linha, capítulo a capítulo, uma biografia marcada pela cordialidade, coerência intelectual e pela doação incondicional aos livros. 
Como relata Antonio Candido, 
Não espanta me haver dito certa vez que, embora fosse difícil avaliar, calculava ter lido entre sete e oito mil volumes. A leitura incessante foi na sua vida inseparável do amor pelo livro, que ele qualificou de maneira pitoresca como 'loucura mansa' (p.34). 
Sem dúvida, a biblioteca de Mindlin - não apenas a Brasiliana, constituída em parceria com Rubens Borba de Moraes, mas os outros tantos livros que não compunham esta seção - se formou na mansuetude da vida. Da vida do leitor que não teve pressa, que soube folhear no seu tempo os livros que possuiu.
Mas que soube agradar e ser, portanto, um parceiro muito agradável nas tertúlias bibliográficas que empreendeu em sua bela sala de estar rodeada por um jardim silencioso e agradável na casa da rua Princesa Isabel. Aliás, a comunhão da casa com a biblioteca e do leitor com o jardim se tornara tão forte, que surge aquele gostinho amargo de nostalgia quando se pensa que a Brasiliana bem poderia ter descansado ali, naquele templo acolhedor, sob os auspícios da Universidade. Afinal, uma casa de livros não constitui patrimônio a ser desmembrado sem a dor inevitável de uma grande perda.
De sua personalidade acolhedora, narrativas várias de Marisa Lajolo, Ana Luisa Martins, Cristina Antunes, Eliza Nazarian ... essas mulheres seduzidas pela boa prosa e pela bela biblioteca dos anfitriões - "dona Guita também merece um livro"- vão nos dando notícias.
Delícia folhear as páginas e construir esses muitos Mindlins-livros que se desenham nas entrelinhas... Delícia passear pelas fotografias cuidadosamente reunidas por Cristina Antunes e Nádia Gotlieb.
O livro inteiro é uma delícia e diz muito desta loucura mansa de passear pelos livros... pelos homens-livros... por um genuíno amante do livro.
Imperdível!

LANÇAMENTO:

LIVRARIA JOÃO ALEXANDRE BARBOSA

Prédio da Brasiliana, 

no campus Butantan da Universidade de São Paulo

Dia: QUINTA-FEIRA, 04/12/2014

Horário: 18 HORAS

A Loucura Mansa dos Encadernadores
Encadernação de Isabel Sewaybricker, da ABER
Fotografia de Cinzia Damiani de Araújo

Nunca antes na história da Universidade de São Paulo volumes rigorosamente encadernados, compondo leituras múltiplas de um só livro, se viu reunida em uma livraria, numa única noite de lançamento.
A loucura mansa do leitor e colecionador Mindlin se estende para o grande evento que acompanha um acontecimento por si só marcante.
Explico: serão expostos e vendidos duzentos volumes especiais de A Loucura Mansa de José Mindlin
Parte da contribuição traz a marca e a elegância das encadernações realizadas por Luís Fernando Machado. O uso de papéis marmorizados, dourações clássicas, cores densas e rigor no acabamento são suas características mais notáveis. A leitura que o encadernador imprime à obra organizada por Plinio Martins Filho e J. Guinsburg faz jus ao homenageado. Encadernações clássicas que nos remetem diretamente à sala de estar onde Mindlin se deixa fotografar.
A ABER, por seu turno, contribuiu com encadernações variadas que nos remetem a tempos, técnicas e gostos os mais diversos. A exemplo desta, que se exibe na fotografia ao lado. Artistas de peso concorrem para o enobrecimento deste livro nobre.
Vale lembrar que a ABER foi fundada por dona Guita Mindlin e reúne hoje os maiores profissionais do país. Fato da maior importância, pois reforça o valor simbólico da exposição preparada para a noite do lançamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário