N. 17 – Dossiê: Transferências Culturais
Prazo para a submissão de artigos: 25 de Maio de 2021
Data prevista de publicação: Julho de 2021
O dossiê visa aprofundar a reflexão sobre as transferências culturais, seja no que diz respeito à teoria literária, seja aos encontros literários. Assim, ele busca abrir novas perspectivas dentro da historiografia cultural. Durante décadas, os estudos e pesquisas sobre a circulação cultural têm sido um campo particularmente rico de intercâmbios, tanto entre países europeus como entre vários continentes. No caso do Brasil, por exemplo, essas transferências têm contribuído inclusive para a construção de uma identidade nacional.- as modalidades de recepção no exterior de uma corrente literária, de um autor, de uma obra em particular, do período moderno ao contemporâneo: história religiosa e história do livro, psicanálise, teatro, literatura, a fim de contribuir para os estudos transferenciais de modo a colocá-los em uma perspectiva ampla.
- a imprensa: sua história e sua circulação nos diferentes espaços; o papel das revistas, jornais, imprensa popular (folhetim) na divulgação da literatura e da cultura.
- os percursos dos mediadores culturais, as suas redes sociais em matéria de intercâmbios culturais.
- o papel desempenhado pelas associações e instituições e suas estratégias culturais e diplomáticas na promoção e intercâmbio de uma determinada cultura e literatura.
- a relevância e a extensão do uso das transferências culturais como uma ferramenta teórica em diferentes campos do conhecimento, e a oportunidade de considerar os objetos intelectuais em uma abordagem dinâmica, internacional e intercultural.
https://www.revistajangada.ufv.br/Jangada/about/submissions
https://www.revistajangada.ufv.br/Jangada/issue/archive. E para consultar nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/revista.jangada
Dirceu Magri – UFV, Brasil
Editores
Nenhum comentário:
Postar um comentário