Do Dicionário de Citações

Dupla delícia.
O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.
Mário Quintana

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

DiverCidades - Praga


No Palácio Nostitz, vestígios do Novo Mundo

Interior do Palácio Nostitz (seçulo XVIII), onde se conservam os livros.
Um Jornal de Viagem cuidadosamente ilustrado, com suas naus multicoloridas, retraça uma longa e aturada viagem de três longos anos que se concluem em 1519. Redigido em português, com encadernação reforçada em couro e amarração, este valioso volume que não ousei fotografar remonta muito provavelmente à coleção de um mosteiro ou de um palácio da Silésia.
Sobre a mesa, avultam edições já bem conhecidas entre especialistas e curiosos da brasiliana.
Na mesa de leitura, no centro, em encadernação de couro, manuscrito de um viajante português, datado de 1519. Ao lado, uma edição em pequeno formato de Caspar Barlaei. E em primeiro plano os dois in-folio descritos no texto. Em cima da caixa branca, a primeira edição de Jean de Léry, Histoire d’un voyage faict en la terre du Bresil, autrement dite Amerique.... [Genève] : pour Antoine Choppin, 1585
Dois fólios ricamente ilustrados testemunham o interesse despertado pelas coisas de nossa terra nos tempos da administração de Maurício de Nassau. Eles comprovam, outrossim, a força da edição holandesa durante o século XVII. Trata-se da Historia Naturalis Brasiliae [Leiden/Amsterdam, Elzevier, 1648] e da não menos monumental edição de Casparis Barlaei, Rerum per octennium in Brasilia et alibi nuper gestarum, sub praefectura illustrissimi comitis J. Mauritii, Nassoviae, &c. comitis... historia. Amstelodami : ex typographeio Joannis Blaeu , 1647. A mesma deve ter conhecido notável sucesso nos tempos de sua aparição, pois passados pouco mais de dez anos surpreendemos nova tiragem, agora em pequeno formato tirada por um impressor germânico: Casparis Barlaei, Rerum per octennium in Brasilia et alibi gestarum, sub praefectura illustrissimi comitis J. Mauritii Nassaviae &c. comitis, historia. Editio secunda. Cui accesserunt Gulielmi Pisonis... Tractatus 1. De Aeribus, aquis & locis in Brasilia. 2. De Arundine saccharifera. 3. De Melle silvestri. 4. De Radice altili mandihoca... Clivis: ex officina Tobiae Silberling , 1660.
Sobre a riqueza encontrada no Palácio Nostitz, no suntuoso bairro Mala Strana, em Praga, há muito mais a dizer. Fiquemos, por hora, nestes curiosos exemplares que remontam o mundo luso-brasileiro, os quais nos fazem pensar nos muitos mistérios que conduzem títulos improváveis (manuscritos e impressos) à distante Silésia.

Distante? O globo terrestre justaposto à mesa dos livros, um exemplar de Johannes Blaeus, de 1648, bem nos faz pensar que as distâncias e os contatos entre os homens eram muito mais frequentes do que nossa imaginação pode pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário