Do Dicionário de Citações

Dupla delícia.
O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.
Mário Quintana

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Editoras Universitárias em Debate

Especialistas se reúnem para discutir sobre as especificidades e os desafios das editoras universitárias brasileiras.

Fotografia de Patricia Osses, de série publicada em LIVRO n.4,
Revista do Núcleo de Estudos do Livro e da Edição (2014)
“Produção do conhecimento e políticas editoriais em universidades”
16/06/16 – 5ª feira às 18h30

Há algum tempo as editoras deixaram de ser empresas que meramente publicam livros, elas precisaram se tornar algo mais do que isso: casas de ideias, que detêm o conhecimento do passado, refletem sobre o presente e debatem as perspectivas do futuro.  Nesse sentido, constituem espaços que ajudam a sociedade a trilhar um caminho de maior lucidez, conectado ao mundo contemporâneo.
Com base na experiência da Fundação Editora da Unesp, que possui como meta a democratização do conhecimento e ser uma ponte entre uma das mais exemplares universidades brasileiras e a sociedade, o CEDEM reúne especialistas no tema para o debate de políticas editoriais que incentivem a eficiente produção e disseminação do conhecimento acadêmico.

Expositor e Mediador:

Prof. Dr. Jézio Hernani Bomfim Gutierre, possui graduação em Economia pela USP, mestrado em Filosofia - University of Cambridge, mestrado em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor assistente doutor da Unesp e diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp.

Debatedores:

Profa. Dra. Marisa Lajolo, possui mestrado e doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP e pós-doutorado na Brown University.  Atualmente é professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, suas linhas de pesquisa recobrem interesse por Teoria Literária e Literatura Brasileira. Em 2009 recebeu prêmio Jabuti e 2011 um prêmio da Academia Brasileira de Letras. Assumiu a curadoria do Prêmio Jabuti, em 2014, e em 2015 foi eleita para a Academia Paulista de Educação.

Prof. Me. Jiro Takahashipossui mestrado em Letras pela USP, lecionando nos cursos de Letras, Tradutor e Intérprete da Unibero/Kroton, na Faculdade Paulista de Artes e em cursos de pós-graduação em gestão empresarial da FECAP. Atua no mercado editorial desde 1966. Trabalhou na Editora Ática por mais de 25 anos, tendo participado da criação de novos conceitos de Livro de Professor e Suplementos de Trabalho, das séries Vaga-Lume, Para Gostar de Ler, Autores Brasileiros. Fundou a Editora Estação Liberdade em 1990 e atualmente é editor executivo da Nova Aguilar. 

Inscrições gratuitas:
Data e horário: 16/06/2016, 5ª feira às 18h30
Local: Praça da Sé, 108 – 1º andar (metrô Sé)
*** Certificado de participação a ser retirado no evento
Duração: 2h30
Informações: (11) 3116–1701

Nenhum comentário:

Postar um comentário