Do Dicionário de Citações

Dupla delícia.
O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.
Mário Quintana

quinta-feira, 15 de abril de 2021

Um Encontro para Celebrar as Livrarias da América Latina - Colóquio Virtual, Aberto para Todos

 O Instituto Caro y Cuervo de Bogotá (Colômbia) reúne, a partir de quarta-feira, 21 de abril, pesquisadores para celebrar, resgatar e propor novas perspectivas para os estudos das livrarias. 

Se, no íncio do século XXI, houve um aumento substancioso de pesquisadores dedicados a refletir sobre o livro e as práticas e representações de leitura, as histórias sobre as bibliotecas e as livrarias eram mais raras. Passados vinte anos, as histórias das bibliotecas e das livrarias vêm sendo frequentemente revisitadas, tanto na Europa, quanto nas Américas - mas também em vários países do Oriente, cujas livrarias e bibliotecas têm despertado a atenção de todo o mundo. Tal fato, talvez, se explique pelas próprias mutações que as tecnologias de informação e comunicação provocaram, não apenas nos suportes de leitura, mas também nos espaços de leitura e dos livros. 

Mas há um outro aspecto que amplifica a importância desse encontro.

A terceira revolução do livro vem de par com transformações profundas nos sistemas de comunicações e transportes. Hoje em dia a palavra logística se apresenta como um verdadeiro "Abra-te Sésamo", tanto para os editores, quanto para os livreiros e, também, para os leitores. Diante do avanço do e-commerce cabe perguntar: qual o lugar das livrarias? Mais do que isso, assumindo que sua importância, como ensina a  história, supera a função comercial, como salvar as livrarias nesse novo cenário econômico?

Para além das múltiplas questões que o Colóquio pretende trazer à luz, a celebração e a reunião de pesquisadores latino-americanos se apresentam, hoje, como um grande incentivo para a retomada de velhos diálogos e a abertura para novos encontros.

Espero encontrá-los em Bogotá (virtualmente) semana que vem!

Para acessar o programa completo e se inscrever nas sessções, acesse o link: https://www.caroycuervo.gov.co/Noticias/coloquio-internacional-el-comercio-de-libreria-en-america-latina/.

E clique sobre a palavra: Inscripciones.

Atenção para o fuso hórario! (+ 2h hora de Brasília)

* O Colóquio se incia quarta-feira, às 8h15 (10h15 - hora de Brasília)





 


2 comentários:

  1. Parabéns pelo interessante blog, cara Marisa, e pelas importantes informações que divulga e pelos conhecimentos que dissemina. Iniciativa fecunda e necessária. Obrigado, seguirei sempre e as suas postagens.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe-me pelo título que saiu acima no lugar do meu nome, só percebi ao publicar o comentário, sou Denilson Cordeiro, professor de Filosofia na Unifesp.

    ResponderExcluir