Do Dicionário de Citações

Dupla delícia.
O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.
Mário Quintana

domingo, 2 de dezembro de 2012

Sobre Livros - Efeméride


Paula Brito: Editor, Poeta & Artífice das letras

“O primeiro editor digno deste nome que houve entre nós.” (Machado de Assis)

Celebra-se em 2 de Dezembro do corrente o natalício do primeiro editor brasileiro.
Paula Brito (1809-1861) despontou na cena pública carioca em tempos de lutas políticas, as quais culminaram na abdicação de d. Pedro I, em 7 de abril de 1831. Por essa época, o jovem tipógrafo – que aprendera o ofício na Imprensa Nacional – aperfeiçoava suas habilidades artísticas nas oficinas de Pierre-Seignot Plancher, fundador do Jornal do Commercio e proprietário de prestigiosa tipografia. Ali traduziu textos franceses, foi compositor e mestre-impressor.
Jovem, negro, de origem humilde, autodidata. Atuando em um cenário de instabilidade política e, vale lembrar, diante de um mercado de bens culturais dominado senão exclusivamente por franceses, mas por modelos europeus, Paula Brito rompeu as barreiras impostas aos de sua classe, vindo a constituir sua própria livraria e uma respeitável tipografia. Não obstante, o artífice que conhecera todas as etapas da produção gráfica, ao que mais tarde somaria o domínio sobre a litografia, logrou se tornar o primeiro livreiro-editor brasileiro de expressão no meio literário fluminense.
A livraria situada na Pça. da Constituição, no 64 (atual Pça. Tiradentes), agremiou romancistas, poetas, dramaturgos, pintores, políticos, em um só termo, uma coterie bastante expressiva no mundo das artes. Apenas para citar alguns nomes de maior vulto, freqüentaram seu estabelecimento: Gonçalves Dias, Laurindo Rabelo, Joaquim Manuel de Macedo, Araújo Porto Alegre... Era a Sociedade Petalógica, neologismo por ele criado, a partir do prefixo “peta” (mentira), o lugar por excelência do livre pensamento e da convivência franca, o que era não era cousa de pouca monta, à vista das dissensões que dominavam a cena política daqueles tempos. 
 Em 1850 fundou a Typographia Dous de Dezembro. A data guarda uma feliz coincidência, a qual merece ser registrada nas efemérides brasileiras. D. Pedro II e Paula Brito nasceram no mesmo dia. Não poderia ser outra a data escolhida para a inauguração daquele verdadeiro empreendimento industrial, sob os auspícios do imperador do Brasil.

Imagens extraídas de 
Paula Brito: Editor, Poeta, Artífice das Letras. Org. por Marisa M. Deaecto, Plinio Martins Filho e José De Paula Ramos Jr. São Paulo: Edusp; ComArte, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário