Do Dicionário de Citações

Dupla delícia.
O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.
Mário Quintana

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Lançamento: Guilherme Mansur em Editando o Editor, n.9

Fui alfabetizado por uma caixa tipográfica.


Guilherme Mansur tem um perfil profissional raro, pois suas atividades estão todas articuladas à cadeia produtiva do livro, desde a concepção de uma ideia, passando pela ideia de uma página, até atingir o próprio suporte dessas ideias, ou seja, o livro.
Eu digo isso porque é muito raro encontrar nos dias de hoje uma figura tão plural e, ao mesmo tempo, tão única. E por que essa raridade? Por que desde a invenção dos tipos móveis, a tipografia e, mais propriamente, a produção do livro obedeceu a uma tendência multissecular de profissionalização e especialização que atingiu seu zênite no século XIX, quando houve uma distinção mais evidente entre o Publisher, o Editor e o Operário Gráfico. E quando falamos em operários gráficos queremos dizer que o ambiente da impressão se descolou completamente do ambiente de produção intelectual e o gráfico passou a condição de operário assalariado, ou seja, trabalhador desprovido de seus meios de produção.
Mas, quando lemos esse belíssimo relato de Guilherme Mansur, essas fronteiras ficam menos claras. Há muita atividade intelectual e criativa em um atelier tipográfico. Da mesma maneira que a poesia e a escrita se constrói com muito suor, é trabalho mental e corporal.
* * *
Guilherme Mansur nasceu em Ouro Preto, em 1958, onde reside até hoje. E, como ele mesmo relata, “fui alfabetizado por uma caixa tipográfica".
Editou, no sentido mais amplo possível da palavra, clássicos da literatura, mas, também, autores jovens, que viriam a escrever páginas importantes na história das vanguardas artísticas. Considerando o catálogo de publicações da Tipografia do Fundo de Ouro Preto e de outros selos para os quais contribuiu, podemos enumerar: ....
Guilherme Mansur, o nono volume da Coleção Editando o Editor, uma publicação da Com-Arte e Edusp, foi organizado por Simone Homem de Mello, uma importante e fecunda artífice das palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário