Do Dicionário de Citações

Dupla delícia.
O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.
Mário Quintana

domingo, 8 de novembro de 2015

Leitura e Reforma na Grande Planície Húngara

"Orando et Laborando" em Debrecen

Fachada do colégio calvinista de Debrecen, por Marisa Midori Deaecto
A expansão da Reforma em direção ao leste europeu levou consigo a fé, a palavra e a imprensa. "Ora et Labora" conformou-se como preceito da vida monástica fundada por S. Bento da Núrsia, no século VI. Para além do seu significado profundo no interior dos mosteiros que se espalharam por todo o velho continente, atingindo áreas longíquas, no novo milênio, por obra dos cistercienses que lograram fundar suas ordens na Europa oriental, a parte dedicada à leitura e à cópia de textos sagrados na vida monástica contribuiu para a preservação e manutenção de textos antigos, além de conformar bibliotecas que constituem até os dias atuais verdadeiros tesouros da cristandade. 
"Orando e laborando" se apresenta, curiosamente, como um guia de conduta do colégio reformado de Debrecen, uma bela cidade intelectual situada na grande planície húngara, já nos limites da Transilvânia. A divisa diz muito do que se vê no interior do belo edifício que até os dias atuais se mantém como um importante centro de formação teológica.
Museu do Colégio: Sala de aula,
Fotografia de Marisa Midori Deaecto
Na sala de exposições do colégio, objetos de ensino das ciências, cartilhas e um reprodução da sala de aula destinada às crianças retrata em imagens e objetivos o sentido da "educação pela palavra", tal como fora defendida por Lutero (1483-1546) e difundada por seu braço direito, o erudito helenista Melanchton (1497-1560), cuja presença nos novos colégios e seminários cultivados na bacia dos cárpatos já foi discutida em muitos estudos. 
A "educação pela palavra", como bem observa Frédéric Barbier valorizava a leitura da Bíblia para a proteção dos pequenos contra todos os males, mas também buscava integrar os indivíduos em uma sociedade que se tornava cada vez mais letrada. Ou, pelo menos, alfabetizada. Donde a tradução da Bíblia de Lutero nas línguas faladas (e lidas) nessa intricada geografia que se estende para além do Danúbio (vale sublinhar, o limes recto) e a edição de materiais pedagógicos, dentre outros textos eruditos reputados importantes para a formação das gentes. 
Interior da bela biblioteca, Fotografia de Frédéric Barbier
Em Debrecen, todavia, domina a palavra de Calvino (1509-1564). Em sua coleção os textos dos teólogos suíços superam de longe os dos teólogos de Heidelberg, visitados nos colégios luteranos, da mesma maneira que aos escritos de Melanchton é dedicado um espaço bem pequeno. Como observa István Monok, sem dúvida o maior especialista no assunto, "a vida dos estudantes de Debrecen se desenvolve em conformidade com o espírito do calvinismo de Genebra e este estabelecimento de ensino superior de alta qualidade pode se vangloriar dos bons resultados obtidos por seus alunos, pelo menos no que toca suas inserções nas universidades europeias". Essas viagens, conta o autor, serão, além de fermento para a formação individual, um caminho certo para o abastecimento da sua rica biblioteca, como pudemos observar durante nossa visita. 
Para saber mais: István Monok, Les Bibliothèques et la Lecture dans le Bassin des Carpates. Paris: Honoré Champion, 2011; Frédéric Barbier, Histoire des Bibliothèques. D'Alexandrie aux Bibliothèques Virtuelles. Paris: Armand Colin, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário