Do Dicionário de Citações

Dupla delícia.
O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.
Mário Quintana

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Sobre Livros - A Brasiliana Itaú

Nota sobre um utilíssimo Catálogo
Pedro Corrêa do Lago, Brasiliana Itaú. Uma grande coleção dedicada ao Brasil.
Rio de Janeiro: Capivara, 2010. Fotografia de Cinzia Araújo.

O catálogo da Brasiliana Itaú nos oferece perto de 700 páginas e 2.500 imagens que são puro deleite!

Todos os méritos da edição, cumpre ressaltar, devem ser atribuídos a Pedro Corrêa do Lago, bibliófilo refinado, curador célebre, editor zeloso. De fato, ele não se descuida da organização dos títulos, embora vez ou outra – aspecto surpreendente! – deixe-se deslumbrar na apresentação dos mesmos. O que bem se nota pelo uso hiperbólico de adjetivos na abertura de cada página.
Passemos em revista a estrutura da Brasiliana Itaú.Como esclarece o organizador, a obra matriz que orienta a coleção é a Brasiliana de Rubens Borba de Moraes. Ali estão o modelo e o conceito que servem de paradigma para o colecionador. Todavia, como bem advertira nosso bibliófilo, uma biblioteca, assim como qualquer outro tipo de coleção, resulta de uma série de fatores, os quais vão desde as condições sócio-econômicas que guiam a natureza e os limites (ou não) de um acervo, até aqueles outros fatores difíceis de mensurar, os quais poderíamos chamar simplesmente de “condições do meio” ou “espírito” do colecionador, na falta de termo mais preciso.
Destarte, se a coleção se ressente da falta de uma ou outra edição, se deixa de perfazer uma “Brasiliana Ideal”, estas são questões de somenos importância. Interssa relevar o quanto o colecionador se deixou conduzir para novos domínios, tocando, desse modo, o universo das Artes Visuais, da Tipografia, dos Livros-Objetos, dos Manuscritos (antigos e contemporâneos) e da Literatura.
Uma Brasiliana, portanto, que expandiu suas fronteiras para a arte, a técnica e a política dos séculos XVI ao século XX. Diante desse quadro vastíssimo, ela se orienta a partir das seguintes seções:

Obras de Arte
1.      Quadros a óleo
2.      Aquarelas e desenhos
3.      Objetos de arte
4.      Gravuras individuais
Livros e Impressos
1.      Brasiliana Clássica
A.     Livros sobre o Brasil
B.     Álbuns iconográficos impressos na Europa
C.     Álbuns da fauna e da flora
D.    Livros ilustrados da América Latina
2.     Tipografia no Brasil – A impressão de livros, periódicos e gravuras no século XIX
A.     Desenvolvimento da tipografia no Brasil
B.     Álbuns iconográficos impressos no Brasil
C.     Jornais e revistas do século XIX
3.     Literatura Brasileira
A.     Literatura colonial setecentista
B.     Literatura do século XIX
C.     Literatura do século XX
4.     Livros de artista
5.     Encadernação no Brasil
6.     Legislação, decretos e formação territorial
7.     Livros portugueses
Documentos Manuscritos
1. Governantes do Brasil
2. Grandes figuras do Brasil
3. Manuscritos literários
4. Santos Dumont
5. Escravidão
Cartografia
Grande Atlas Blaeu
Cartografia brasileira impressa
Economia e Finanças
Paulistana


À primeira vista essas divisões e sub-divisões parecem mais confundir o leitor do que situá-lo no mar de referencias que são os catálogos bibliográficos. No entanto, na medida em que avançamos e nos permitimos guiar pelo prazer da viagem, a navegação se torna fácil. Fica sempre aquela impressão de ter faltado algum livro na Brasiliana Clássica, até o momento em que nos deparamos com ele numa Paulistana ou, mesmo, na rica coleção iconográfica. É que, como explica o organizador, às vezes um livro se notabiliza por sua encadernação, ou por sua riqueza tipográfica. Noutras são as pranchas artisticamente ilustradas que se lhes conferem valor. Outras edições são simplesmente valiosas por seus autores, por seus tipógrafos, ou, enfim, por elementos de natureza diversa (dir-se-ia, o imponderável!): um erro tipográfico, um autógrafo, uma marca... va savoir

2 comentários:

  1. Tenho o livro e o considero indispensável para os estudiosos da arte brasileira. Trata-se de um rigoroso levantamento do que existe de mais relevante sobre a produção artística no espaço de tempo que se estende do século XVII ao século XIX no Brasil, ao que se soma um não menos significativo apanhado de textos importantes da formação de nossa inteligência em termos de literatura brasileira ou sobre o Brasil. A qualidade gráfica é excepcional e as informações, embora sucintas, notabilizam-se pelo rigor acadêmico e leveza da escrita de Pedro Corrêa do Lago. Excelente.

    ResponderExcluir
  2. Tenho o livro e o considero indispensável para os estudiosos da arte brasileira. Trata-se de um rigoroso levantamento do que existe de mais relevante sobre a produção artística no espaço de tempo que se estende do século XVII ao século XIX no Brasil, ao que se soma um não menos significativo apanhado de textos importantes da formação de nossa inteligência em termos de literatura brasileira ou sobre o Brasil. A qualidade gráfica é excepcional e as informações, embora sucintas, notabilizam-se pelo rigor acadêmico e leveza da escrita de Pedro Corrêa do Lago. Excelente.

    ResponderExcluir